Aula 5
Descrevem princípios fundamentais de atribuição de responsabilidade a objetos.
Alguns padrões GRASP principais:
· Especialista
· Criador
· Coesão alta
· Acoplamento fraco
· Controlador
Especialista.
Problema: qual é o princípio mais básico para atribuir responsabilidades no projeto orientado a objetos?
Solução: Atribuir responsabilidade ao especialista da informação.
Criador.
Problema: Quem deveria ser responsável pela criação de uma nova instância de alguma classe?
Solução: atribua à classe B a responsabilidade de criar uma nova instância da classe A se uma das seguintes condições for verdadeira:
B agrega objetos de A
B contém objetos de A
B registra instâncias de objetos de A
B usa objetos de A B tem os valores iniciais que serão passados para objetos de A, quando de sua criação.
Coesão alta.
Objeto com Coesão Alta -> objetos cujas responsabilidades são altamente relacionadas e que não executa um volume muito grande de trabalho.
Acoplamento fraco O acoplamento mede o quanto um objeto está conectado a, tem conhecimento de ou depende de outros objetos
Acoplamento fraco (ou baixo) – um objeto não depende de muitos outros. (desejavél)
Acoplamento forte (ou alto) – um objeto depende de muitos outros.
Controlador.
É um objeto de interface (não interfacede usuário) responsável por tratar um evento externo (evento de sistema). Define o método para a operação de sistema.
Referências:
http://www.google.com.br/
http://www.wikipedia.org/
Material apresentado em sala.
Abraços Diogo
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
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